Atividades

Dentre as ações realizadas no âmbito do Observatório de Direitos Humanos da Universidade Franciscana encontram-se:

1.- Criação e manutenção de grupo de trabalho multidisciplinar, composto por estudantes,  professores e pesquisadores convidados, que serão capacitados para a atuação na área de direitos humanos e promoção de garantias constitucionais.

2.- Realização de pesquisas e investigações que permitam o mapeamento de situações de violação de direitos humanos ocorridas tanto em âmbito global, quanto nacional e local;

3.- Identificação e análise das legislações, tratados internacionais, dispositivos constitucionais e leis infraconstitucionais violados pela ação de ataque a esses direitos.

4.- Elaboração de textos, tanto na forma de artigos científicos quanto em formato de dicas de prevenção, e de denúncia às violações de direitos humanos.

5.- Indicação de medidas jurídicas a serem adotadas pelas vítimas nos casos de violações de direitos.

6.- Manutenção do Blog do Observatório, com preparação e atualização de conteúdos sobre o tema.

7.- Proposição de atividades de extensão na forma de ações, programas e projetos de extensão visando a divulgar a cultura de respeito aos direitos fundamentais.

8.- Produzir e divulgar, na internet, conteúdos voltados a disseminar o respeito aos Direitos Humanos e promover as garantias constitucionais.

9.- Concentrar, no ambiente do blog, os materiais produzidos nas disciplinas extensionistas do Curso de Direito da UFN.

10.- Realização de eventos e colóquios, com possibilidade de aulas públicas, para apresentações de trabalhos e divulgação de resultados de pesquisas que versem sobre a temática abrangida pelo Observatório.